Um Conto Americano - Personagens

Fievel Ratokewitz: O personagem principal da história. É um ratinho curioso, e hiperativo, mas quando se perde da família Fievel se torna um ratinho assustado perdido numa terra estranha, dada a esperança e o incentivo pelos amigos (Henri o pombo, Tony, Bridget e Tigre, o gato vegetariano) segue em busca para reencontrar sua família. Tony e alguns dos outros ratos americanos chamam-no Philly. Fievel é sempre lembrado pelo seu chapéu azul um tanto grande para sua cabeça (ele ajusta no meio do filme). É um chapéu da sorte, sendo passado do pai ao filho para três gerações na família de Fievel.


Tanya Ratokewitz: A irmã mais velha de Fievel. É sempre lembrada pelo seu vestido tradicional russo de camponesa extraída incluindo um kerchief vermelho na cabeça chamado (incorretamente um "babushka" no feilme) dada a ela em Hannukah no começo da película. É otimista, charmosa e inteligente. Depois que Fivel foi lavado fora do barco a América continuou a acreditar que seu irmão estava vivo, uma esperança cumprida quando Fievel foi encontrado.


Warren T. Rato: O bandido principal da história. Warren T. é o líder dos Mott da rua Maulers, um grupo dos gatos aterroriza os ratos de Nova Iorque. Finge aos ratos ser uma ligação do rato com o grupo, recebendo o dinheiro da proteção dos ratos, o acordo é freqüentemente de qualquer maneira como pode ser visto pelos ataques freqüentes dos gatos do seu grupo.


Papa Ratokewitz: O chefe da família de Ratokewitz. Papa toca o violino e conta histórias á suas crianças. Não acredita que seu filho possa estar vivo após ser perdido no mar, por isso recusa procurar Fievel após a chegada da família na América. Tenta convencer Tanya desse fato, porém as coisas mudam quando se encontra com eventualmente Tony e Bridget, que lhe mostram o chapéu de Fievel.


Mama Ratokewitz: Mãe de Fievel. Mama, como a maioria dos ratos no filme, tem um medo profundo e aberto dos gatos. É vista quase sempre tomar cuidado de sua filha Yasha, um bebê.


Tony Toponi: Um rato italiano. Dá um nome americano para Fievel, “Philly”. Depois que escapam do sweatshop. Vira amigo e guia de Fievel à cidade.


Tigre: Um gato alaranjado muito grande e vegetariano. Tigre era um membro do Mott de Warren T. Rato até que se encontrar com seu melhor amigo Fievel, a quem ajudou escapar. É o único gato na história que dá a ratos um sorriso não sendo com fome.


Henri: Henri é um pombo francês que está em Nova Iorque. É o primeiro que se encontra com Fievel. Henri que sempre motiva Fievel a procurar sua família