ESPECIAL - Em Busca do Vale Encantado

Hoje faz 20 anos que o animado Em Busca do Vale Encantado estreou nos cinemas americanos. O mundo conheceria uma visão diferente da era dos dinossauros, em uma história de perdas, amizade e coragem. Este especial irá relatar toda a trajetória deste filme de grande sucesso.

O Início

Depois do sucesso de Um Conto Americano, a Don Bluth Produções continuou com a parceria entre Universal e Amblim. Um novo filme foi colocado imediatamente em produção, tendo em vista que o concorrente (Walt Disney Animation) estava na cola, e poderia ultrapassa-los em um instante.
Steven, que já havia trabalhado como produtor no filme anterior, confirmou a presença como produtor, e ainda, chamou George Lucas (criador da franquia Star Wars) para produzir o filme também.
Don Bluth já haviam trabalhado com as histórias Judy Freudberg e Tony Geiss antes. Ao ver outra obra dos dois autores, The Land Before Time, decidiu que era a história perfeita para o novo filme. Stu Krieger cuidou de transformar o livro em um roteiro de cinema. A produção começara.

Produção e Censuras

Em Busca do Vale Encantado talvez apresente um dos vilões mais violentos da história da animação, o Tyrannosaurus. Houve diversos problemas para introduzir o vilão na história.
Don Bluth queria uma abordagem mais polêmica, e assim mostrar várias cenas de perseguições alucinantes entre os cinco heróis e o vilão. O problema, é que o filme tinha que ter um apelo infantil. A produção atrasou. O filme foi movido do natal de 1987 para novembro de 1988.
Steven e Lucas, que tiveram olhares mais comerciais perante o filme, resolveram cortas diversas cenas do filme, incluindo uma versão mais violenta da morte da mãe de Littlefoot. Don Bluth bateu o pé, aquilo para ele era inaceitavel. Uma forte tensão se formou então. Calcula-se que cerca de 19 minutos de cenas totalmente e parcialmente animadas foram cortadas do filme, essas cenas nunca foram expostas ao público, e isso inclui em bônus em dvd's. O filme teve um orçamento de $12,000,000.
Don Bluth então aceitou. Mas não foi uma aceitação total, pois conseguiu que Steven liberasse algumas cenas do Tyrannosaurus. Essa complicação na produção acabou acarretando no final do acordo da Don Bluth Produções com a Universal e Amblim.

Lançamento e Bilheteria

A Walt Disney Animation, que tinha tido um sucesso mediano com o filme As Peripécias do Ratinho Detetive, decide combater a Universal de cara e marca a estréia do seu novo filme no território no dia 18 - o mesmo dia da estréia de Em Busca do Vale Encantado!
A Universal decidiu não mudar a data, iria ser naquele dia e pronto. O animado da Disney em questão é Oliver e Sua Turma.
Certamente essa foi a maior batalha da história da animação. No fim de semana de lançamento, muitas pessoas não sabiam se iam assistir o Vale Encantado ou o Oliver.
Os dois estúdios estavam muito apreensivos. Por final, saiu o resultado dos ganhos do primeiro final de semana: Em Busca do Vale Encantado ficou em 1 lugar, com $7,526,025 e Oliver e Sua Turma ficou em 4 lugar, com $4,022,752.
Apesar do resultado mais positivo do Vale Encantado quanto a Oliver, algumas considerações devem ser feitas: Vale Encantado tinha 1,395 e Oliver apenas 952. Com o sucesso moderado na estréia do filme da Disney, as salas começaram a aumentar até chegar 1,503 (Vale Encantado teve pico de 1,414) e o filme ultrapassou o filme de Bluth nas bilheterias americanas.
Em Busca do Vale Encantado lucrou $48,092,846 nos Estados Unidos e $36,368,000 no resto do mundo, totalizando $84,460,846 mundialmente. Oliver e Sua Turma lucrou $53,279,055 nos Estados Unidos, sua bilheteria internacional não é precisa, mas estima-se que o animado teria faturado $80,000,000 mundialmente. Em Busca do Vale Encantado ganhou a batalha por pouco, apesar de depois Oliver ser relançado nos Estados Unidos, ultrapassando o oponente em bilheteria.
Apesar da batalha entre os estúdios, os fãs de animação tiveram sorte de receber dois filmes ótimos no mesmo tempo. E já que é aniversário de Oliver e Sua Turma também, parabéns para a equipe do filme. :)

Franquia

Don Bluth encerrou o contrato com a Amblim e a Universal, mas esta decidiu levar Em Busca do Vale Encantado em frente.
Em 1994, cinco anos após o lançamento do filme original, sai a primeira continuação: Em Busca do Vale Encantado II: A Grande Aventura Do Vale.
O filme saiu direto-para-vídeo, pois a Universal viu com Um Conto Americano - Fievel Vai Para o Oeste (continuação de Um Conto Americano) que sequências para cinema podem não dar certo. O filme foi um sucesso de vendas e impossionou a continuidade de filmes.
Nos anos seguintes, sairam mais 11 filmes: A Época Da Grande Partilha, Viagem Através Da Névoa, A Ilha Misteriosa, O Segredo Do Rochedo, A Pedra do Fogo, A Grande Nevasca, Viagem à Água Grande, A Grande Migração, A Invasão dos Minissauros, O Grande Dia dos Voadores e A União dos Amigos.
Em 2007 a franquia de filmes foi interrompida para a entrada de Em Busca do Vale Encantado - A Série, que tem 26 episódios até agora. Não se sabe se a Universal continuará com a franquia de filmes, mas eu sou da opinião que deveriam parar, pois na maioria das vezes isso denegre com a imagem do filme original.
Além dos filmes e da série, outros produtos, como camisetas, livros, bonecos e outras coisas foram feitas. Sobretudo, há também uma grande quantidade de games.
Dois games educacionais sairam para PC, dois sairam para Game Boy Advence (The Land Before Time e Into the Mysterious Beyond) e três para Playstation (Big Water Adventure, Great Valley Racing Adventure e Return to the Great Valley).

Música

Além da trilha sonora original do filme, também foi lançado o single de If We Hold on Together de Diana Ross, que chegou ao #1 no Japão. The Songs From The Land Before Time também foi lançado, com músicas de todos os filmes.

Dois dvd's com cenas de canções dos filmes foram lançados: The Land Before Time: Sing-Along Songs (em 1997) e The Land Before Time: More Sing-Along Songs (em 1999).

Final

Espero que tenham gostado do especial, eu pesquisei muito sobre a história do filme para colocar aqui. Nos vemos no próximo Especial, até logo ;)